Ir para o conte�do Ir para o fim do conte�do
R. Jose Camilo Bezerra, 144, Ielmo Marinho - RN, 59490-000

História

Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho


A localidade de paisagem agradável, boa para a produção agrícola e adequada para pecuária, chamada de Poço Limpo, desde cedo experimentava sinais de progresso. Com terras boas para o gado e para o plantio, Poço Limpo, às margens do Rio Potengi, mantinha uma atividade intensa, com muita fartura, festividade e crescimento, no final do século XIX e no início do século XX,. Segundo relata Ferreira Nobre, em 1877  Poço Limpo era, verdadeiramente, um povoado importante na região.

A antiga povoação de Poço Limpo, ao longo de sua história, foi integrada ao território de vários municípios. Primeiro, foi parte das terras que pertencem a Natal; depois passou a ser um dos dezoito povoados do município de São Gonçalo do Amarante.

Em seguida, no ano de 1943, a povoação de Poço Limpo foi vinculada diretamente ao município de São Paulo do Potengi.

Vinte anos se passaram e em 27 de Agosto de 1963, através da Lei número 2.909, o povoado desmembrou-se de São Paulo do Potengi e tornou-se o novo município de Ielmo Marinho.

A decisão de escolher o nome Ielmo Marinho, vem a ser uma homenagem a um ilustre filho da terra, muito querido na localidade, que durante muitos anos dedicou-se á comunidade. O nome do município foi proposto pelo deputado Manoel Gurgel, em homenagem a um jovem líder desaparecido aos 25 anos. Sofrendo de doença incurável, desde os 8 anos, Ielmo Marinho de Queiroz, percorria a cavalo o território, desenvolvendo invejável campanha no plano assistencial.

Economia

A economia é baseada na produção agrícola, com destaque a produção de abacaxi, sendo o maior produtor do estado.

A economia também se destaca a pecuária, e na extração de brita granítica, argila, comum e areia. Seu artesanato é representado pela fabricação de estatuetas e jarros de barro, e pela confecção de redes de dormir e tapetes de agave.

 

Geografia

O município de Ielmo Marinho situa-se na mesorregião Agreste Potiguar e na microrregião Agreste Potiguar, limitando-se com os municípios de Bento Fernandes, Taipu, Ceará-Mirim, São Pedro, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Santa Maria, abrangendo uma área de 313 km².

A sede do município apresenta coordenadas 05°49’26,4” de latitude sul e 35°33’10,8” de longitude oeste, distando da capital cerca de 45 km, sendo seu acesso, a partir de Natal, efetuado através das rodovias pavimentadas BR-304 e RN-064.

A cidade de Ielmo Marinho esta localizado na Microrregião Homogênea do Agreste Potiguar, limita-se a leste com a microrregião homogênea da Grande Natal, sendo uma área de pluviosidade média em torno de 600mm a 1.000mm por ano. com clima predominantemente quente.

No ano de 1970, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para a divisão do Estado do Rio Grande do Norte em 12 Microrregiões Homogêneas. Esta nova regionalização procurou agrupar em pequenas regiões os municípios que apresentavam semelhanças e uma certa homogeneidade não só no quadro natural, mais esta regionalização procurou agrupar municípios que apresentava semelhanças no quadro econômico e principalmente histórico, onde estabeleceu a divisão geográfica do Rio Grande do Norte. Onde o município de Ielmo Marinho esta localizado na Região do Agreste Potiguar.

Além da sede do municipal, Ielmo Marinho conta importantes distritos e localidades em seu município segundo o IBGE:

Jurumenha, Pacavira, Capivara, Alegria, Boa Vista, Lagoa do Meio, Pororocas, Serrote Coberto, Lajinha, Fazenda Nova, Chaparral, Carnaúba, São Sebastiao I, São Sebastiao II, Lagoa de Dentro, Canto de Moça, Nova Descoberta, Lagoa Funda, Oiticica, Umari, Riacho da Telha.