A Prefeitura de Ielmo Marinho por meio da Secretaria de Saúde, Coordenação de Endemias e da Veterinária, Leisa Uchoa, vem realizando o Programa de Prevenção contra a Leishmaniose Visceral Canina, conhecida com calazar.
A Leishmaniose é uma zoonose grave, causada por um protozoário, que acomete o homem, mamíferos silvestres e animais domésticos. É transmitida quando um mosquito fêmea infectado, pica um cachorro enquanto se alimenta de seu sangue e o contamina com o parasita, tornando o animal reservatório da doença. Pessoas imunossuprimidas, crianças e idosos são mais vulneráveis à essa doença, que se não tratada pode levar a morte.
O Programa é realizado em áreas pactuadas, dando prioridade aonde houveram casos de calazar em humanos. Consistindo no monitoramento dessas áreas e orientação à população sobre a doença, a fim de evitar novos casos.
Toda a equipe das Endemias foi capacitada pela terceira Regional para realizar esse Programa no município. São coletadas AMOSTRAS DE SANGUE em cães, após autorização e permissão dos seus tutores, para realização do diagnóstico da LVC (Leishmania Visceral Canina).
Os testes rápidos são realizados pela nossa Médica Veterinária Leisa Uchoa no laboratório próprio do município. Quando o resultado testa positivo enviamos AMOSTRAS SOROLOGICAS ao LACEN para confirmação do resultado.
Animais com diagnóstico positivo confirmado são fontes de infecção para o vetor (mosquito), portanto um risco para a saúde da população humana e canina do município. Dessa maneira é recomendado pelo Ministério da Saúde, a eutanásia, como forma de controle da Leishmaniose Visceral. Que é realizada de forma integrada com as demais ações:
Limpeza dos quintais:
Retirada de matéria orgânica em decomposição (folhas, frutos, fezes de animais e entulhos); destino adequado ao lixo orgânico; limpeza dos abrigos dos animais domésticos; uso de telas; inseticidas; repelentes; uso de coleiras repelentes nos animais. A melhor maneira de controle é a prevenção. Cuide e abrigue e seus animais. Mantendo tudo limpo o mosquito não vêm.
Nos ajude a controlar essa doença em Ielmo Marinho.
- (84) 3267-0086
- contato@ielmomarinho.rn.gov.br
- domingo, 28 maio, 2023