A Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, aceitou o desafio de adaptar o ensino presencial para o estilo remoto, em virtude da pandemia do Coronavírus. Para o sucesso da nova modalidade no município, as equipes e colaboradores da pasta, assim como pais e alunos, têm se organizado conjuntamente de forma a assegurar o bem-estar e a qualidade do ensino público.
A Secretaria de Educação, após muito estudo e contato com instituições e profissionais com experiência na área, construiu a proposta de ensino remoto baseada na tríade: aluno-conteúdo, aluno-professor e aluno-aluno. Para isso, optou-se por implementar, gratuitamente, o acesso a plataforma de Gestão Escolar SIGEDUC a todos as escolas e alunos do município.
A Prefeitura também está trabalhando com o aplicativo Google Meet, com o ambiente virtual de aulas on-line síncronas e assíncronas, programação de postagens dos conteúdos pelos professores para esclarecimento de dúvidas, planos semanais de estudo, calendários de aulas, avaliações on-line e uma sugestão de horário para organizar os estudos nessa época de ensino remoto. Além disso, os alunos contam com sessões de atendimentos individualizados com a coordenação e direção da escola, quando necessário.