Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no último domingo, 18 de abril, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) da Prefeitura de Ielmo Marinho distribuiu cerca de 1000 livros gratuitamente para a população. A ação aconteceu durante toda a semana em 16 escolas da rede municipal de educação, beneficiando moradores de vários distritos do município. O intuito da iniciativa foi promover a leitura na prática, levando livros didáticos para crianças e jovens que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de leitura. O Dia Nacional do Livro foi escolhido para homenagear o escritor Monteiro Lobato, pioneiro na literatura infantil brasileira, e tem o objetivo de incentivar a produção de livros e prática de leitura em todo o país.