A Prefeitura de Ielmo Marinho-RN, junto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realiza a c, reunindo desde docentes que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos, bem como orientadores pedagógicos, gestores e não docentes que atuam no âmbito escolar. O evento este ano irá acontecer no período de 22 a 26 de março e o tema escolhido é “Educação em Tempos de Pandemia e a Nova Sala de Aula”, de forma virtual, levando em consideração o Decreto Municipal nº 007/2021-GP, que suspende as atividades públicas presenciais no município.

A Solenidade de Abertura da I JP2021 acontecerá no dia 22 de março, segunda-feira, a partir das 8h30h da manhã, com a presença de autoridades e representantes ligados a Educação no município. Em seguida, teremos a Palestra intitulada “Educação em Tempos de Pandemia e a Nova Sala de Aula”, que será proferida pelo Professor Doutor Luiz Gomes da Silva Filho, docente da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) e mediada pelo Professor Mestre Gustavo Fernandes, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Ielmo Marinho-RN.

Entre os dias 23 e 24 de março ocorrerão Oficinas Virtuais para os segmentos da Educação Básica municipal, através da plataforma GoogleMeet. No dia 23 de março, acontecerá, no turno matutino, a Oficina Virtual com Gestores Escolares e Orientadores Pedagógicos. A Oficina intitulada “Gestão para a qualidade do ensino público em tempos de pandemia” será ministrada pelo Professor Especialista Júlio César Dantas de Araújo, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim (SEMEC/Parnamirim) e contará com a mediação da Professora Doutora Kize Arachelli, Assessora Pedagógica da SEMEC/Ielmo Marinho.

No mesmo dia, no turno vespertino, será realizada a Oficina Virtual “Práticas Pedagógicas Síncronas na Educação Infantil”, direcionada aos orientadores pedagógicos e docentes que atuam junto as turmas de Educação Infantil. Essa Oficina será ministrada pela Professora Mestra Clarice Ferreira Diógenes, do Núcleo de Educação da Infância (NEI), que se trata de um Colégio de Aplicação da UFRN. A Oficina contará com a mediação da Professora Especialista Willyane Camilo, Coordenadora da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização da SEMEC/Ielmo Marinho.

No dia 24 de março, terceiro dia da Jornada, no turno matutino, acontecerá a Oficina Virtual “Práticas Pedagógicas Síncronas para turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, direcionada aos orientadores pedagógicos e docentes que atuam junto as turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Essa Oficina será ministrada pela Professora Mestra Elaine Santana de Oliveira, do Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp), da UFRN. A Oficina contará com a mediação da Professora Especialista Geisa Rocha, Coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Especial da SEMEC/Ielmo Marinho.

Ainda no dia 24 de março, no turno matutino, será realizada a Oficina Virtual “Práticas Pedagógicas Síncronas para turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental”, direcionada aos orientadores pedagógicos e docentes que atuam junto as turmas de 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos. Essa Oficina será ministrada pela Professora Mestra Naama Pegado, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC/RN). A Oficina contará com a mediação da Professora Especialista Sueli Alves, Coordenadora do Ensino Fundamental II da SEMEC/Ielmo Marinho.

Nos dias 25 e 26 de março, os profissionais da educação irão se reunir, virtualmente, em suas respectivas unidades escolares, em pequenos grupos, para tratar dos aspectos administrativos, pedagógicos, bem como as rotinas e organização dos espaços para o início do ano letivo 2021, que ocorrerá, a partir de 05 de abril, de forma remota síncrona. Esse espaço-tempo nas escolas encerra a I Jornada Pedagógica, consolidando, assim, o planejamento didático-administrativo da educação básica no município de Ielmo Marinho para a chegada do ano letivo de 2021.

LINK PARA AS INSCRIÇÕES DO EVENTO: https://forms.gle/4gfCzn1nADa937VE6